Que manifestou em Cristo

29/06/2012 05:11

 

 

 

Quando o homem vem ao mundo, está morto para Deus. Este fato não depende de conduta, tendências, propensão, vontade, etc. Todos quantos nascerem, nascem sob a égide do pecado, sob a égide da ofensa de Adão.

 

Aqueles que já tiveram um contato com o comentário feito ao capítulo um de Efésios terão maior facilidade em assimilar os conceitos que aqui serão apresentados.

O capítulo um da carta de Paulo aos cristãos em Éfeso apresenta várias idéias que são detalhadas a partir do segundo capítulo.

Para início de nosso estudo, faremos um breve resumo do que já estudamos.

  • As cartas de Paulo possuem um público alvo pré-definido: os cristãos. Em decorrência destas características das Epístolas Paulo utiliza várias vezes o pronome “nós”;
  • Logo após a apresentação do remetente e saudações aos destinatários da carta, Paulo passa a agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas;
  • Para descrever a nova condição que os cristãos alcançaram em Cristo Jesus, Paulo utiliza a maioria dos verbos que fazem referência à ação divina no pretérito perfeito: abençoou, elegeu, predestinou, etc. Estes verbos no pretérito apontam para a nova condição dos cristãos no presente: Eles são abençoados, eleitos, predestinados, redimidos, etc “Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas...” ( Ef 1:7 ); O verbo ter indica a nova condição dos cristãos no presente, e a desinência do verbo (-mos) indica que o apóstolo inclui-se entre os que alcançaram a redenção;
  • Após agradecer a Deus, Paulo procura conscientizar os Cristãos da nova condição que eles haviam adquiridos em Cristo “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa...” ( Ef 1:13 );
  • Por último, analisemos a oração de Paulo:

a) Paulo não cessava de agradecer a Deus pela vida dos novos cristãos;

b) Paulo passa a orar a Deus para que os olhos do entendimento dos cristãos fossem iluminados para que soubessem:

1. Qual a esperança da vocação divina;

2. Qual a riqueza da glória da herança divina nos santos, e;

3. Qual a suprema grandeza do poder de Deus para com todos.

Sobre o terceiro quesito que Paulo orou a Deus para que os cristãos conhecessem, ele demonstra que Deus manifestou a suprema grandeza do seu poder ressuscitando a Jesus Cristo.


“E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, Que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus. Acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo o nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja, Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” ( Ef 1:19 -23).


A grandeza do poder de Deus foi manifesto em Cristo. Sobre nós, os que cremos está a operação da força do mesmo poder que atuou sobre Cristo.

O capítulo dois de Efésios é uma continuação precisa dos versículos acima.


Observe:

A sobre excelente grandeza do poder de Deus foi manifesto naqueles que crêem em seu nome “E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder...”, da mesma forma que a sobre excelente grandeza do poder de Deus foi manifesto em Cristo Jesus, ressuscitando-o dentre os mortos “... que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos, e pondo-o à sua direita nos céus...”.

Deste ponto continua o nosso estudo.

Veremos o capitulo dois de Efésios sob o prisma da declaração de Paulo aos cristãos em Roma:


“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” ( Rm 1:16 )           

Ele enfatiza que o evangelho é poder de Deus para os que crêem. Estudaremos a transformação que ocorre naqueles que são agraciados com este poder. 

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome” ( Jo 1:12 )

_______________________________________________________________________________________________________________________________

Quando Deus Decide Abençoar
1Sm. 9.1-13, Sl. 113.5-7
 
QUEM FOI MEFIBOSETE?
Mefibosete era neto do rei Saul. Era filho de Jônatas. Era membro da família real. Nasceu em berço de ouro. Cercado de riqueza, pompa e glória. Mefibosete tinha apenas 5 anos, quando começou a sua vida de fuga, medo, dor e humilhação (2 Sm 4:4). Mefibosete é um retrato do homem ferido, em fuga, caído em seu pecado.
 
UM HOMEM QUE TEVE A VIDA MARCADA PELA DOR
- Perdeu a Graça Divina
- Aos 5 anos a tragédia bate na sua porta 2Sm.4.4
- Sem pai, sem herança, fugitivo, seus dois pés quebrados.
- Sem reino, sem ortopedista, sem anestésico, sem futuro.
- Um homem sem esperança, havia perdido tudo. 
 
1 DEUS SEMPRE QUER ABENÇOAR ALGUÉM.
2Sm. 9.1 E disse Davi: Há ainda alguém que ficasse da casa de Saul, para que lhe faça bem por amor de Jônatas?
 
2. ZIBA, EXPÔES OS DEFEITOS DE MEFIBOSETE.
2Sm. 9.2,3 - E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram que viesse a Davi, e disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu. 3- E disse o rei: Não há ainda algum da casa de Saul para que use com ele de beneficência de Deus? Então, disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
 
- Claro que sim, rei Davi, mas é um aleijado, é um coxo, é alguém indigno, imprestável. 
- Ele não tem nenhuma importância nem aparência real.
- Aleijado de ambos os pés, mendigo, Moribundo, Analfabeto, Maltrapido.
- Ele não é digno de receber essa benção.
- Ele tem uma grave deficiência. Ele não tem competência Rei. 
 
3. ONDE ESTAR ESTE HOMEM DISSE O REI.
2Sm. 9.4 E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar. 
 
- Lo-Debar é um lugar de fome. Um lugar de abandono.
- Morava na casa de Maquir, que significa “vendido”.
- Lo-Debar, Terra do Esquecimento, você já se sentiu assim.
- Lo-Debar, terra Arida sem produtividade. 
- Completamente esquecido pelas pessoas que deveria amar. 
- Mefibosete é muito pobre, não tem uma casa boa, carro novo,  
- Lo-Debar é muito longe ele não consegue vir disse Ziba. 
- Mefibosete esta muito doente, enfermo, Ele não conseguira vir. 
- Um homem sem esperança, sem perspectiva do futuro. 
 
4. DISSE O REI MANDA CHAMAR ESTE HOMEM.
2Sm.9.5,6 -  Então, mandou o rei Davi e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. 6- E, vindo Mefibosete, filho de Jônatas, filho de Saul, a Davi, se prostrou com o rosto por terra e se inclinou; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.
 
- Mefibosete estava com medo quando foi encontrado. Pensou que iria morrer. Mas Davi ministra não medo, não morte, mas graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo.
 
- Jesus veio não para esmagar, julgar, condenar, humilhar. Ele veio de braços abertos para salvar, para perdoar, para curar, para libertar.
 
5. A RESTITUIÇÃO DAS TERRAS
2Sm.9.7 E disse-lhe Davi: Não temas, porque decerto usarei contigo de beneficência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu de contínuo comerás pão à minha mesa.
 
1. Restituirei as Terras de te pai
2. De Continuo Comeras Pão a Mesa do Rei. 
 
- Mefibosete reconhece que nada merece – “Sou como um cão morto” (9:8).
- Ele recebe as terras, a herança de seu pai (9:9).
- Ele recebe provisão com fartura (9:10).
- Ele recebe a bênção de sentar-se sempre à mesa do rei com o rei (9:7.10,11,13).
- Ele é tratado como um filho (9:11).
- Veja os filhos de Davi assentados ao redor da mesa: Amnon, Tamar, Salomão, Absalão e o comandante Joabe. Ouvem-se as batidas surdas das muletas...
- Ele agora ira vestir-se como o rei
- Ele agora estará sentado na mesa do rei
- Ele agora é considerado filho do rei
- Ele agora morara em Jerusalém 
 
6. COMERAS CONTINUAMENTE NA MESA DO REI
2Sm.9.9,10 -  Então, chamou Davi a Ziba, moço de Saul, e disse-lhe: Tudo o que pertencia a Saul e de toda a sua casa tenho dado ao filho de teu senhor. 10- Trabalhar-lhe-ás, pois, a terra, tu, e teus filhos, e teus servos, e recolherás os frutos, para que o filho de teu senhor tenha pão que coma; e Mefibosete, filho de teu senhor, de contínuo comerá pão à minha mesa. E tinha Ziba quinze filhos e vinte servos.
 
7. MEFIBOSETE SERÁ TRATADO COMO FILHO DO REI
2Sm.9.11 E disse Ziba ao rei: Conforme tudo quanto meu senhor, o rei, manda a seu servo, assim fará teu servo; porém Mefibosete comerá à minha mesa como um dos filhos do rei.
 
8. O REI PREPAROU UMA CASA EM JESUZALEM PARA MEFIBOSETE
2Sm.9.13 Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porquanto de contínuo comia à mesa do rei; e era coxo de ambos os pés.