RONDONIA: EXEMPLO PARA DEMAIS ESTADOS.

29/06/2012 05:09

 

RONDONIA: EXEMPLO PARA DEMAIS ESTADOS.

 
 
Rondônia tornou-se um referencial no segmento evangélico para os demais estados brasileiros com 27,2 % da população confessando a fé evangélica. Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) baseadas nos resultados dos Censos Demográficos de 1940 e 2000 mostra que 27,2% da população de Rondônia é evangélica, o maior percentual do país.
 
Também o Estado de Rondônia se destaca pelo fato de que em 2001, sua população evangélica fez por merecer que o Governo Estadual instituísse dia 18 de junho como o Dia do Evangélico, importante conquista, não se trata de um feriado, mas sim, uma data dentro do Calendário Cívico. Isto mostra um avanço exemplar do povo evangélico daquele Estado.
 
Além disto, a Marcha para Jesus em Rondônia é de um formato que revela a essência da verdadeira postura evangélica que é doar-se ao próximo e aos menos favorecidos, e isto aconteceu com uma Ação Social que os evangélicos de Porto Velho realizaram na Praça Aluízio Ferreira, oferendo à população, atendimento médico, odontológico, exames, campanha de doação de sangue e corte de cabelo.
 
Para se fazer uma ação deste nível dentro de uma marcha válida, é preciso ter realmente muita gente convertida, porque médicos, dentistas e técnicos em exames diversos, é muito difícil se envolver em prestação de serviço de apoio a carentes dado aos seus muitos compromissos com clientela fechada, mas quando o coração é dotado do amor de Cristo, prevalece a renúncia e o espírito altruísta em favor do próximo.
 
É lógico que diversos grupos musicais se apresentaram, mas gente voluntária e disposta a cooperar com o intuito nobre de uma marcha para Jesus neste formato. Lamentavelmente por aqui, o negócio funciona mais na base de um polpudo contrato.
 
Para meu desconforto tenho que registrar que em uma cidade da região metropolitana de Campinas, ano passado uma cantora cobrou R$ 58.000,00 para uma apresentação no findar da marcha, ainda exigiu que seu traslado do aeroporto de Viracopos fosse feito em uma camionete do tipo Hylux para sua maior segurança, e ainda uma tenda branca, só com travesseiros para ela estar em oração antes da entrada no palco, e que ninguém, nenhum pastor, ninguém se aproximasse dela naquela tenda.
 
O coordenador do evento designado por um secretário específico daquela cidade é pastor e meu amigo, e ele sentou comigo e compartilhou a sua dor ao ser convocado pelo secretário municipal, para dar uma explicação sobre aquela “irmã” em separado, como sendo humana exigia tanto favorecimento desta maneira.
 
E assim tem sido pela nossa região. Ninguém dá nada sem preto no branco, sem o dinheiro na mão. Infelizmente é isto. Agora imagine 30.000 pessoas prestando serviço social, doando sangue, assistindo o próximo, que alegria Jesus recebe esta marcha. Que a abnegação tome conta dos organizadores das nossas marchas regionais, e sigam o exemplo de Porto Velho e de Rondônia, fatos que com certeza despertarão mais e mais almas para o Reino de Deus.
 
Parabéns Rondônia, parabéns ao pastor Messias Barbosa da Assembléia de Deus, que foi muito feliz em sua fala citando o Dia do Evangélico de da Marcha para Jesus: “Para os fiéis, é uma data para celebrar. Esse é um dia para que o evangélico se manifeste e possa se expressar perante toda a sociedade. Além de pregar o Evangelho”.
 
Aliás, sigo uma linha de pastores que pensam e têm convicção de que  pregação não é só o tempo que se passa com microfone na mão, esse o menor tempo de aplicação do ministério, o que vale mesmo é a dedicação ao próximo usando como ferramenta os princípios cristãos.